segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Competências e habilidades a serem desenvolvidas em Química
Representação e comunicação
• Descrever as transformações químicas em linguagens discursivas.
• Compreender os códigos e símbolos próprios da Química atual.
• Traduzir a linguagem discursiva em linguagem simbólica da Química e vice-versa. Utilizar a
representação simbólica das transformações químicas e reconhecer suas modificações ao longo do tempo.
• Traduzir a linguagem discursiva em outras linguagens usadas em Química: gráficos, tabelas
e relações matemáticas.
• Identificar fontes de informação e formas de obter informações relevantes para o conhecimento da Química (livro, computador, jornais, manuais etc).
Investigação e compreensão
• Compreender e utilizar conceitos químicos dentro de uma visão macroscópica (lógicoempírica).
• Compreender os fatos químicos dentro de uma visão macroscópica (lógico-formal).
• Compreender dados quantitativos, estimativa e medidas, compreender relações proporcionais presentes na Química (raciocínio proporcional).
• Reconhecer tendências e relações a partir de dados experimentais ou outros (classificação, seriação e correspondência em Química).
• Selecionar e utilizar idéias e procedimentos científicos (leis, teorias, modelos) para a
resolução de problemas qualitativos e quantitativos em Química, identificando e acompanhando
as variáveis relevantes.
• Reconhecer ou propor a investigação de um problema relacionado à Química, selecionando
procedimentos experimentais pertinentes.
• Desenvolver conexões hipotético-lógicas que possibilitem previsões acerca das
transformações químicas.
Contextualização sócio-cultural
• Reconhecer aspectos químicos relevantes na interação individual e coletiva do ser humano
com o ambiente.
• Reconhecer o papel da Química no sistema produtivo, industrial e rural.
• Reconhecer as relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico da Química e
aspectos sócio-político-culturais.
• Reconhecer os limites éticos e morais que podem estar envolvidos no desenvolvimento da

Química e da tecnologia.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Ensino Médio
Secretaria de Educação Média e Tecnológica
Ruy Leite Berger Filho
Coordenação Geral de Ensino Médio
Avelino Romero Simões Pereira
Coordenação da elaboração dos PCNEM
Eny Marisa Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário