Competências e habilidades a
serem desenvolvidas em Química
Representação e comunicação
• Descrever as
transformações químicas em linguagens discursivas.
• Compreender os códigos e
símbolos próprios da Química atual.
• Traduzir a linguagem
discursiva em linguagem simbólica da Química e vice-versa. Utilizar a
representação simbólica das
transformações químicas e reconhecer suas modificações ao longo do tempo.
• Traduzir a linguagem
discursiva em outras linguagens usadas em Química: gráficos, tabelas
e relações matemáticas.
• Identificar fontes de
informação e formas de obter informações relevantes para o conhecimento da
Química (livro, computador, jornais, manuais etc).
Investigação e compreensão
• Compreender e utilizar
conceitos químicos dentro de uma visão macroscópica (lógicoempírica).
• Compreender os fatos
químicos dentro de uma visão macroscópica (lógico-formal).
• Compreender dados
quantitativos, estimativa e medidas, compreender relações proporcionais presentes
na Química (raciocínio proporcional).
• Reconhecer tendências e
relações a partir de dados experimentais ou outros (classificação, seriação e
correspondência em Química).
• Selecionar e utilizar
idéias e procedimentos científicos (leis, teorias, modelos) para a
resolução de problemas
qualitativos e quantitativos em Química, identificando e acompanhando
as variáveis relevantes.
• Reconhecer ou propor a
investigação de um problema relacionado à Química, selecionando
procedimentos experimentais
pertinentes.
• Desenvolver conexões
hipotético-lógicas que possibilitem previsões acerca das
transformações químicas.
Contextualização
sócio-cultural
• Reconhecer aspectos
químicos relevantes na interação individual e coletiva do ser humano
com o ambiente.
• Reconhecer o papel da Química no sistema produtivo,
industrial e rural.
• Reconhecer as relações entre o desenvolvimento
científico e tecnológico da Química e
aspectos sócio-político-culturais.
• Reconhecer os limites éticos e morais que podem estar
envolvidos no desenvolvimento da
Química e da tecnologia.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Ensino Médio
Secretaria de Educação Média e Tecnológica
Ruy Leite Berger Filho
Coordenação Geral de Ensino Médio
Avelino Romero Simões Pereira
Coordenação da elaboração dos PCNEM
Eny Marisa Maia
Nenhum comentário:
Postar um comentário